Desde os ataques de 8 de janeiro de 2023, a equipe da Agência Pública vem acompanhado de perto todos os desdobramentos do caso que colocou no banco dos réus um ex-presidente da República e seu staff, incluindo dezenas de militares da ativa e da reserva, acusados de tentativa golpe de estado, entre outros crimes.
O colegiado da Primeira Turma do STF é composto pelo relator da denúncia, Alexandre de Moraes, e pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Bolsonaro e outras 33 pessoas foram indiciadas pela Procuradoria Geral da República (PGR) após investigação da Polícia Federal
Clique nas fotos para ler sobre cada etapa do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.





Indiciado
Bolsonaro foi indiciado junto a 33 pessoas em novembro de 2024, por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa. Ele já havia sido indiciado por falsificar cartão de vacina, em março de 2024, e por apropriação das joias sauditas, em julho.
Denunciado
Bolsonaro foi denunciado em 18/02/2025 com 33 pessoas por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada e danos ao patrimônio da União, ligados à invasão de Brasília em 8 de janeiro.
Réu
A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 26/03/2025, Bolsonaro e os demais denunciados tornaram-se réus. Será aberta uma ação penal.
Julgado
Durante o julgamento, serão coletadas provas e testemunhas ouvidas, além da defesa dos acusados. A previsão é que termine somente no 2º semestre de 2025.
Absolvido/Condenado
Bolsonaro e os demais podem ser absolvidos ou condenados, com a definição das penas. O ex-presidente foi denunciado por crimes cujas penas máximas podem chegar a mais de 30 anos de prisão.
Bolsonaro, Braga Netto, ‘kids pretos’: relembre núcleos do inquérito do golpe e as datas do julgamento que, nesta etapa, definirá se acolhe ou não a denúncia da PGR
Núcleo 1: denúncia acolhida
Núcleo 2: denúncia acolhida
Núcleo 3: dias 20 e 21 de maio
Núcleo 4: dias 6 e 7 de maio
Saiba mais sobre os núcleos golpistas.
Núcleo 1: chamado de crucial

Núcleo 2: gerenciamento de ações

Núcleo 3: de ações táticas

Núcleo 4: desinformação

O papel dos militares

Expulsão, honra, pensões: o que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Trama golpista faz Exército mudar batalhão dos “kids pretos”

Kid preto que teria monitorado Alexandre de Moraes acessava a conta bancária de Bolsonaro

“Causar o caos”: plano de militares para matar Moraes começou num hotel do Exército

Manipular, vigiar e matar: o papel dos “kids pretos” no golpe

Kids pretos, 8/1 e mais: MPM não está investigando crimes militares em tentativas de golpe

Quem são os 18 militares bolsonaristas no coração do golpismo, segundo a PF
Entrevistas

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”
