Buscar
Nota

PL da Dosimetria, fim da escala 6×1 e julgamento do golpe marcam semana quente no Brasil

15 de dezembro de 2025
04:00

O PL da Dosimetria, projeto que reduz as penas de Jair Bolsonaro e de outros condenados por tentativa de golpe de Estado, entra em pauta no Senado, na quarta-feira (17). A proposta veio da Câmara, que aprovou um novo cálculo de punições e que pode diminuir o tempo de prisão do ex-presidente. O projeto também abre margem para a redução de penas de outros crimes e será apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, com relatoria de Esperidião Amim (PP-SC).

O debate sobre o fim da escala 6×1 deve avançar esta semana na Câmara. O presidente da Comissão de Trabalho, Leo Prates (PDT-BA), deve levar à discussão o tema, que já recebeu aval prévio do Senado. O governo apoiou a pauta e acredita que um projeto de lei seja o meio mais rápido de garantir três pontos: jornada 5×2, carga máxima de 40 horas e manutenção de salários.

Outra pauta muito esperada que deve voltar à discussão na Câmara é o PL Antifacção, que retornou alterado do Senado. As mudanças incluem a retirada do crime de “domínio social estruturado” e a ampliação de mecanismos contra organizações criminosas. O texto também prevê novas fontes de financiamento, como recursos vindos dos impostos sobre as bets.

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na terça (16) o julgamento da AP 2693, após ouvir as defesas dos seis acusados de participar do núcleo 2 da tentativa de golpe que culminou na invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. As acusações envolvem tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e danos ao patrimônio público. Os advogados dos acusados alegam que eles apenas cumpriram funções administrativas ou não tinham poder sobre forças policiais.

Estão na agenda da semana de 15 a 19 de dezembro:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Defesa da Mulher (CMULHER, 16/12, 13h30): A comissão votará uma série de projetos voltados ao enfrentamento da violência contra a mulher, ao aprimoramento de medidas protetivas e à promoção de direitos. Entre as propostas estão aumentos de pena, criação de políticas de proteção, atendimento especializado e fortalecimento da Lei Maria da Penha.
    • Crianças com deficiência (CPASF, 16/12, 15h): A audiência irá abordar os desafios no acolhimento de crianças e adolescentes com deficiência, considerando dados recentes do IBGE que apontam milhões de brasileiros nessa condição. O objetivo é ouvir especialistas e sociedade civil sobre gargalos de acesso a serviços, cuidados e políticas de inclusão. 

POLÍTICA

  • Câmara
    • Segurança (PEC01825, 16/12, 9h): Parlamentares irão votar a PEC que integra o pacote federal de combate ao crime organizado, constitucionalizando o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O relatório mantém a estrutura central da proposta, mas desloca o foco da gestão da União para os Estados. 
  • Senado
    • PL da Dosimetria (CCJ, 17/12, 9h): A comissão irá analisar o PL 2.162/2023, que altera o Código Penal e a Lei de Execução Penal para ajustar regras de cálculo e cumprimento de penas. O projeto interfere principalmente em crimes contra o Estado Democrático de Direito, levando à redução de penas.
  • STF
    • Núcleo 2 da trama golpista (16/12, 9h): Ministros dão continuidade ao julgamento dos seis réus acusados de integrar o “Núcleo 2” da tentativa de golpe de Estado, responsável por elaborar a “minuta do golpe” e coordenar ações violentas e antidemocráticas. 

EDUCAÇÃO

  • Câmara
    • Fundo Nacional de Financiamento Estudantil (CDC, 16/12, 15h): Parlamentares vão debater os reajustes abusivos de mensalidades, especialmente em cursos de medicina, que têm comprometido o acesso e a permanência de estudantes beneficiados pelo FIES em seus cursos.

SAÚDE

  • Câmara
    • HIV/AIDS (CDHMIR, 15/12, 14h30): A audiência vai discutir práticas de acesso a medicamentos, diagnóstico, prevenção e enfrentamento ao virus. Segundo o requerimento, o Brasil deve consolidar informações para apresentar um caso de boas práticas ao PCB/UNAIDS, que coordena as políticas globais de combate ao HIV.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 198 O bajubá como linguagem de proteção e resistência

Amara Moira fala sobre Neca: Romance em bajubá e a importância da linguagem para o pertencimento das pessoas trans

0:00

Notas mais recentes

PL da Dosimetria, fim da escala 6×1 e julgamento do golpe marcam semana quente no Brasil


Flávio precisa conquistar igrejas evangélicas, onde Michelle já tem apoio consolidado


STF volta a julgar golpe de 8/1 e Congresso se volta a projetos de segurança e impeachment


Auditores fiscais paralisam atividades após ministro fragilizar combate a trabalho escravo


Dezembro começa com pautas espinhosas, do PL antifacção ao Marco Temporal, e PF mira o BRB


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes