Buscar

Nossa animação mostra como os conflitos surgem, se intensificam, e mais pessoas morrem nessa luta. Aqui. E agora

Vídeo
Assistir vídeo
23 de julho de 2021
14:58
Este artigo tem mais de 2 ano

É comum escutar que o Brasil é um país violento. Mas hoje vamos falar nesta animação de violência no campo, que tem tudo a ver com os conflitos por terra.

A gente te chama agora a refletir sobre como a soja e o gado têm a ver com violência, de como o agronegócio, a mineração e a produção de energia podem estar conectados a violentos conflitos por terra e de como a política, com a aprovação da PL da Grilagem ontem na Câmara, amálgama todas essas questões que levam centenas de defensores como Dorothy Stang e Chico Mendes a tombar na defesa da floresta.  

Não chega a ser novidade que o campo brasileiro está manchado de sangue e impunidade. São milhares de casos de conflitos na última década. E já sob Bolsonaro, o Brasil registrou os maiores números de conflitos no campo desde 1985, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Para você ter ideia, os dados da CPT referentes a assassinatos em massacres já somam 283 vítimas. De forma geral, 1.993 pessoas foram mortas em decorrência de conflitos no campo entre os anos de 1985 a 2020.

Explicamos agora esse contexto de conflitos e te mostramos como tudo está interligado. A narração é do escritor Itamar Vieira Junior, ele próprio um servidor do Incra há 15 anos e que como geógrafo atua diretamente com questões ligadas à terra, populações tradicionais, trabalhadores do campo e conflitos agrários. “Tudo que aprendi com os camponeses, quilombolas e trabalhadores rurais eu não trocaria por nenhum título acadêmico ou prêmio”, nos disse Itamar numa entrevista sobre o premiado romance Torto Arado (Todavia), que conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia em uma fazenda no sertão da Bahia.

O ofício no Incra o aproximou Itamar da comunidade quilombola de Iúna, da Chapada Diamantina, com a qual realizou sua tese de doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Acompanhe as investigações de quem está destruindo a Amazônia e o Cerrado no especial Amazônia sem Lei

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes