Buscar

Uma vídeo-reportagem sobre as abordagens violentas da Polícia Militar nas periferias de São Paulo

Reportagem
5 de dezembro de 2016
12:04
Este artigo tem mais de 7 ano

Pública colheu depoimentos de personagens que moram na periferia de São Paulo. Nas falas, um tema comum: a violência policial durante o chamado “enquadro”.

Além das vítimas, um PM da ativa resolveu falar sobre o assunto. “Na periferia você fica mais frio para algumas coisas. É diferente de quando você trabalha na Vila Madalena ou na Paulista”, diz.

Júlio César Fernandes Neves, Ouvidor da Polícia Militar, também falou a respeito. “O cidadão tem medo de denunciar o policial nessas situações”. 

Em 2015, a Polícia Militar de São Paulo fez mais de 3 milhões de abordagens na capital,  255 mil por mês, 8 mil por dia, 300 por hora, 5 por minuto.

Leia também: Abordagem policial é a “síndrome do pequeno poder”, diz PM

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes