Buscar
Agência de jornalismo investigativo
Da Redação

Prorrogamos o prazo de inscrições das Microbolsas Mobilidade!

Estudantes de jornalismo todo o Brasil têm até o dia 15/03 para inscrever uma pauta sobre mobilidade urbana no concurso de microbolsas; serão distribuídas cinco bolsas de R$ 5 mil

Da Redação
9 de março de 2020
15:24
Este artigo tem mais de 3 ano

Nesta 11ª edição do concurso de Microbolsas, a Agência Pública se juntou ao Instituto Clima e Sociedade (iCS) para convocar estudantes de jornalismo do Brasil todo a propor pautas sobre mobilidade urbana. As cinco melhores pautas ganham uma bolsa de R$ 5 mil e a mentoria da Agência Pública para a produção da reportagem. As inscrições para participar do projeto foram prorrogadas até 23h59 do dia 15 de março e devem ser feitas pelo formulário.

Para se inscrever, é necessário que o candidato conte um pouco de sua trajetória, indique um professor como referência e proponha uma pauta detalhada sobre mobilidade urbana. Se a proposta for pré-selecionada, o professor deverá enviar uma carta de recomendação. Grupos de estudantes podem se inscrever. Outros detalhes do concurso podem ser consultados no regulamento e também em nosso post de perguntas frequentes.

As propostas podem tocar em qualquer aspecto deste tema que afeta tanto a vida dos brasileiros: políticas públicas de mobilidade urbana, transporte público, segurança no trânsito, impactos das formas de locomoção no meio ambiente, problemas que serão enfrentados pelos candidatos à prefeitura, entre outros. Buscamos pautas investigativas que retratem a mobilidade urbana em todo o país, inclusive com histórias locais.

As pautas serão analisadas pela direção da Agência Pública e do Instituto Clima e Sociedade levando em consideração a originalidade e relevância da pauta, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos que serão utilizados.

Arte: Bruno Fonseca/Agência Pública

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes