Buscar

O prazo de inscrição nas Microbolsas Mineração foi prorrogado até o dia 16 de agosto para que repórteres de todo o país enviem suas pautas sobre mineração

Da Redação
7 de agosto de 2020
10:00
Este artigo tem mais de 3 ano

O prazo para inscrições no concurso Microbolsas Mineração foi prorrogado até o dia 16 de agosto. A Agência Pública e o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração vão distribuir quatro bolsas no valor de 7 mil reais para que repórteres produzam pautas sobre mineração no Brasil. Podem se inscrever jornalistas de todo o país, através deste formulário. Além da bolsa, os vencedores vão contar com a mentoria da Pública para a produção de suas reportagens.

Durante a pandemia de coronavírus, os impactos negativos da mineração e as violações de direitos humanos causadas pelas mineradoras seguem ocorrendo. Por isso, é importante seguir investigando o tema, mesmo com restrições para fazer apurações em campo no momento. É o que a Pública fez nesta reportagem com dados sobre a mineração em terras indígenas, por exemplo. 

As pautas podem ser sobre quaisquer aspectos da mineração no Brasil, como violações de direitos humanos por empresas, impactos ambientais, conflitos de terras, entre outros. Só serão consideradas propostas de reportagens investigativas. É importante que as pautas sejam originais e investiguem situações ainda não exploradas ou pouco exploradas pela mídia, principalmente nos biomas da Amazônia e do Cerrado.  

Para se inscrever, é necessário enviar uma breve apresentação do repórter, referência profissional, resumo e descrição da pauta, plano de trabalho e plano de orçamento. As pautas serão selecionadas pela direção da Agência Pública em parceria com o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração considerando a originalidade e relevância da pauta, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos que serão utilizados.

O resultado será divulgado no dia 28 de agosto no site da Agência Pública

Leia o regulamento.

Faça sua inscrição!

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes