Buscar

Latinos foram alvos de falsas narrativas que associam o Partido Democrata a Nicolás Maduro, da Venezuela

Entrevista
2 de novembro de 2020
10:00
Este artigo tem mais de 3 ano

Amanhã (3/11), os norte-americanos vão às urnas para decidir quem será seu novo presidente. De um lado, o democrata Joe Biden; de outro, Donald Trump, concorrendo à reeleição com as mesmas estratégias de desinformação que o elegeram em 2016.

Entre as falsas narrativas que a campanha de Trump utiliza está uma teoria conspiratória que associa o establishment político – em especial o partido democrata – a um suposto esquema de tráfico sexual de crianças, aborto e pedofilia. A narrativa foi criada por um usuário anônimo em fóruns da internet, o QAnon.

Segundo membros do First Draft, coalizão de jornalistas e pesquisadores de combate à desinformação, a teoria existe desde 2016, mas se tornou mais popular este ano, chegando a países como o Brasil. Eles atribuem parte dessa popularização à cobertura midiática sobre o assunto. “Algumas vezes o objetivo final da desinformação é justamente conseguir que jornalistas falem sobre aquilo para que seja amplificado”, explica Jaime Longoria.

Conversamos com Longoria e Daniel Acosta, que investigam a “desordem informacional” nas comunidades latinas nos EUA e como as notícias falsas e distorcidas estão sendo compartilhadas dentro desses grupos durante a campanha eleitoral americana.

Em comparação com o último pleito, infelizmente pouca coisa mudou – e as plataformas ajudaram muito pouco a combater a desinformação.

“As técnicas de desinformação que foram usadas naquela época ainda estão sendo usadas hoje”, avalia Acosta.

Daniel Acosta e Jaime Longoria são membros do First Draft, organização global de combate à desinformação

Leia a entrevista na íntegra:

As últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos foram marcadas por uma intensa campanha de desinformação. Alguma coisa mudou de lá para cá?

Acosta: As técnicas de desinformação que foram usadas naquela época ainda estão sendo usadas hoje. A desinformação ainda começa em grupos pequenos e fechados para depois se manifestar e se popularizar em redes sociais. O que podemos dizer é que em 2020 as redes de desinformação estão ainda maiores, justamente porque o uso de redes sociais é maior.

Longoria: Eu acho que a maior diferença entre 2016 e 2020 em termos de desinformação não é que ela aumentou ou piorou, mas o fato de que ela ainda existe e ainda é um problema. Hoje, as pessoas têm uma obsessão com “fake News”, mas nós, no First Draft, abominamos o uso desse termo – nós o chamamos de “F word”. A desordem informacional que vivemos é muito mais complexa que apenas sites de fake news. Tem mais a ver com mexer com as emoções e crenças das pessoas. Quando as pessoas compartilham desinformação, é geralmente porque elas acreditam naquilo e querem ajudar, não porque são atores maliciosos.

Desde a eleição de 2016, vimos crescer esforços de combate à desinformação, como agências de checagem de fatos (fact-checking). Isso não representa um avanço?

Acosta: Como pesquisador, eu posso dizer que, apesar de as iniciativas terem crescido imensamente em quase todos os países – especialmente na América Latina, e o Brasil é um desses casos –, seu impacto ainda não pode ser sentido, porque ainda há muita desinformação circulando em grupos de WhatsApp e redes fechadas.

Apesar de termos o fact-checking, não é suficiente. E não podemos culpar os jornalistas ou checadores, mas sim as plataformas e os usuários que compartilham desinformação.

Longoria: Eu não acho que as pessoas deveriam depender de outras para verificar e checar informação. Pensando em alfabetização midiática, nós queremos leitores que sejam checadores eles mesmos e entendam o que é uma fonte verdadeira e o que não é.

O fact-checking também é uma área que ainda está aprendendo. A desinformação é feita para ser espalhada amplamente. Enquanto uma checagem não é tão atrativa. Então, é difícil competir.

Além do fact-checking, muitas reportagens têm tratado do tema da desinformação, e um dilema recorrente é como tratar desse tema sem dar mais visibilidade às notícias falsas e teorias da conspiração. Vocês acreditam que a imprensa cometeu erros nesse sentido?

Acosta: A imprensa deveria ser a guardiã da informação. Mas com as plataformas [de redes sociais] esse processo de gatekeeping não está mais nas mãos de jornalistas e da mídia. Ainda assim, eles continuam tendo responsabilidade e às vezes, quando uma desinformação vai parar nos jornais, isso a ajuda a se espalhar.

Longoria: Um dos principais erros desse tipo foi a popularização do QAnon. Ele era bem desconhecido e hoje em dia faz parte do debate público. Temos hoje candidatos que são apoiadores do QAnon. Isso em 2016 era inimaginável. Então, algumas vezes o objetivo final da desinformação é justamente conseguir que jornalistas falem sobre aquilo para que seja amplificado.

Donald Trump e Joe Biden, candidatos à presidência dos Estados Unidos

O QAnon, teoria da conspiração que associa sem evidências o establishment político a um esquema de tráfico sexual, pedofilia e aborto, também foi muito comentado aqui no Brasil. As pessoas dizem que é a maior desinformação desta corrida presidencial nos EUA. Quão grande é essa teoria da conspiração por aí?

Longoria: Neste ano em especial, essas conspirações se espalharam para comunidades onde elas não eram esperadas e sem esse nome. Nós vemos muitas pessoas usando esse discurso com frases de ordem como “salvem nossos bebês”, “chega de tráfico sexual”.

Isso tem muito a ver com o fato de que essa teoria da conspiração é amorfa. Ela tem uma forte base de antissemitismo, islamofobia, homofobia, misoginia, mas ela também pode ser usada em quase qualquer situação, porque na verdade ela não é sobre nada.

Vocês dois monitoram a desinformação principalmente na comunidade latina nos EUA. Vocês podem falar um pouco mais sobre as narrativas falsas ou enganosas que têm como foco essas pessoas?

Longoria: Temos visto muitas acusações de que o Partido Democrata seria um marionete da esquerda radical. Vimos postagens que os chamam de “chavistas”, por exemplo. E isso não vem apenas de figuras anônimas online, mas da própria campanha de Donald Trump.

É uma isca frequentemente usada com a comunidade latina, e ela funciona muito bem porque muitos latinos têm aversão a esses governos de seus países de origem. E a campanha se aproveita disso.

Estão tentando pintar Joe Biden como simpático aos governos cubano, venezuelano e nicaraguense. Mas nós sabemos que Biden já chamou Maduro e Ortega de tiranos em entrevistas. Então, esse argumento não faz sentido. Não existem políticas no Partido Democrata relacionadas a isso.

Acosta: Outra estratégia que vemos bastante é a tentativa de criar tensão racial entre a comunidade hispânica e outros grupos, como negros. E isso é muito perigoso porque o único objetivo é separar, causar mais tensão.

Pode dar um exemplo?

Acosta: Um vídeo muito popular no Facebook mostrava uma dupla de adolescentes negros batendo em um hispânico. Isso realmente aconteceu, mas o vídeo era compartilhado com uma legenda que dizia: “Militantes do Black Lives Matter agridem um menino hispânico”, quando na verdade se tratava de uma briga entre vizinhos. Não tinha nada a ver com o movimento Black Lives Matter.

Já que estamos falando de tensões raciais, o Channel 4 recentemente revelou que a campanha de Donald Trump em 2016 fez postagens que desincentivaram pessoas negras de votar. Estratégias como essa estão sendo usadas na campanha atual?

Longoria: Eu não tenho tanta propriedade para falar sobre o que pessoas negras estão vendo nas suas redes sociais, mas entre a comunidade latina nós sabemos que existe um movimento chamado LExit, que é a saída dos latinos do Partido Democrata.

Vocês escreveram artigos sobre como comunidades cristãs nos EUA, em especial hispânicos, estão sendo alvos de notícias falsas. Podem falar sobre a influência de líderes e comunidades religiosas no compartilhamento de desinformação nos Estados Unidos?

Acosta: Esse fenômeno deve ser entendido como uma das bases que apoiam o presidente Trump: os brancos evangélicos. E pastores chamam seus fiéis para apoiar o presidente.

Longoria: Para mim, o maior exemplo é esse pastor no Facebook que se chama “evangelista Gary Lee”. Ele publica uma série de profecias e pregações em que ele diz que Donald Trump seria um líder enviado por Deus. Esse tipo de coisa é muito perigosa porque a mensagem que se passa é que as pessoas não podem questionar ou cobrar essas figuras políticas e devem acreditar em tudo que elas dizem, sob o pretexto de ser uma ação divina.

Como têm sido as medidas das plataformas de redes sociais para combater a desinformação nestas eleições?

Acosta: Eu acredito que elas não fizeram o suficiente. Comparado a 2016, alguns passos foram dados, mas isso basta? Eu acredito que não. Para mim, as plataformas precisam ter um compromisso maior em combater a desinformação que está sendo espalhada através delas.

Longoria: Em especial no trabalho que Daniel e eu fazemos, que é checagem, nós vemos muitos conteúdos sendo tirados do ar, mas a grande maioria deles – especialmente os que estão em espanhol – continua circulando nas plataformas. O YouTube, por exemplo, disse recentemente que tiraria do ar canais associados ao QAnon, mas os canais que nós monitoramos continuam lá e produzem vídeos diariamente.

E a transparência dessas plataformas? Melhorou alguma coisa?

Longoria: Elas não abriram nenhuma porta para nós. Nós ainda estamos espiando através de uma janela.

Arquivo pessoal
Wikimedia Commons

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Leia também

Yes, nós temos deepfake: brasileiros são o 2º maior público de aplicativo que “troca rostos” de políticos e celebridades

Por

Reportagem apurou que aplicativo pretende lançar rostos de personalidades brasileiras; o Impressions App já permite simular imagem de Trump e Obama, além de celebridades dos EUA

Sete das dez imagens mais compartilhadas em grupos de WhatsApp durante a pandemia são falsas

Por ,

E 60% delas relacionavam a pandemia a uma conspiração chinesa; leia levantamento inédito das cem imagens mais populares em 522 grupos

Notas mais recentes

Braga Netto condecorou delegado Rivaldo Barbosa com medalha do pacificador em 2018


O que diz “manifesto” que circula em grupos militares no WhatsApp e Telegram


ACT denuncia empresas à Anvisa por distribuição ilegal de cigarros de palha a estudantes


Motoristas de app resistem a projeto de regulamentação do governo e cobram mudanças


Ruralistas apostam em PECs para avançar sobre direitos indígenas no Congresso


Leia também

Yes, nós temos deepfake: brasileiros são o 2º maior público de aplicativo que “troca rostos” de políticos e celebridades


Sete das dez imagens mais compartilhadas em grupos de WhatsApp durante a pandemia são falsas


Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes