Buscar
custom

Amazônia resiste

Amazônia resiste

Sobre o projeto

O projeto “Amazônia Resiste” é uma ampla investigação jornalística da Agência Pública sobre a resistência indígena em vários pontos da maior floresta tropical do mundo.

Sete equipes de reportagem irão retratar até maio de 2018 a partir de vídeos, textos, fotografias e infográficos o que acontece em campo no Pará, Mato Grosso e no centro das decisões, Brasília – das aldeias às instâncias de poder relacionadas à realidade indígena.

Os protagonistas desta narrativa são os índios, especialmente a resistência que exercem diante de um quadro completamente desfavorável ao seu modo de vida.

Equipe Amazônia Resiste

Coordenação Geral
Marina Amaral

Consultoria em Antropologia
Spensy Pimentel

Editor de Conteúdo
Thiago Domenici

Coordenação Audiovisual
Sofia Amaral

Direção de Arte e Finalização
André Oliveira

Produção de Conteúdo
Jessica Mota

Gerente Administrativa
Roberta Carteiro

Consultoria Técnica
Geraldo Floriano

Repórteres
Adriana Latorre, Ana Mendes, André Oliveira, Anna Beatriz Anjos, Ciro Barros, Iuri Barcelos, Jessica Mota, José Cícero da Silva, Maíra Streit, Naira Hofmeister, Sofia Amaral, Tânia Caliari e Vasconcelo Quadros

Imagens aéreas
Paulo Henrique Damasceno – Fly Media

Visualização do site

Babak Fakhamzadeh e Bruno Fonseca

Parceiro

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes

Bloco 1 – Depois de Belo Monte

Encontramos indígenas vivendo em palafitas insalubres em Altamira e visitamos os Arara na terra indígena mais desmatada recentemente no país.

Bloco 2 – Quanto vale o rio?

Cercados por minas da Vale desde a ditadura, os Xikrin enfrentam agora a extração de níquel a 3 km da aldeia e a presença de metais pesados no Cateté.

Bloco 3 – Juventude indígena

Juventude indígena luta para preservar cultura tradicional ao mesmo tempo que enfrenta novos dilemas em uma realidade cada vez mais dura.

Bloco 4 – Autonomia Indígena

Investigamos as iniciativas de autodefesa dos Ka’apor no Maranhão e de autodemarcação do território Munduruku no Pará. Com a presença da Funai enfraquecida os indígenas lidam com o assédio de madeireiros, garimpeiros e grileiros.

Bloco 5 – A retomada do território

Os indígenas da etnia Manoki buscam a retomada do seu território tradicional, invadido e devastado por madeireiros e fazendeiros.

Bloco 6 – Soja à moda Paresi

Passamos duas semanas com os Paresi para entender o impacto da sojicultura e a motivação dos indígenas na aproximação com a bancada ruralista.

Bloco 7 – Abril indígena

No mês da maior mobilização indígena do país a Pública investigou em Brasília o desmonte da Funai, a atuação do Ministério da Justiça e os interesses da bancada ruralista.