Buscar
Nota

Dezembro começa com pautas espinhosas, do PL antifacção ao Marco Temporal, e PF mira o BRB

1 de dezembro de 2025
04:00

Com suspeitas envolvendo o repasse de R$ 12,2 bilhões ao Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB), a Polícia Federal (PF) deve ouvir nesta segunda-feira (1º) o ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa, após pedido de sua própria defesa. Ele e o diretor financeiro Dario Oswaldo Garcia foram afastados por decisão judicial, depois de serem alvos de buscas na Operação Compliance Zero, que apura a autorização para a compra de carteiras de crédito consignado que, segundo a PF, sequer existiam.

Na Câmara dos Deputados, o novo Plano Nacional de Educação deve ser colocado em votação após a comissão especial encerrar as discussões. O relator Moses Rodrigues (União-CE) incorporou parte das 4.450 emendas ao texto, mas partidos ainda tentam ajustes. Rodrigues propõe ampliar investimentos para 7,5% do PIB em sete anos e 10% em uma década, enquanto opositores cobram maior fiscalização do uso dos recursos.

No Senado, o projeto Antifacção, que passou pela Câmara após intensa disputa política, aprovado sob relatoria de Guilherme Derrite (PP-SP), será retomado. O texto cria o crime de “domínio social estruturado”, voltado contra milícias e organizações criminosas violentas. A condução de Derrite gerou atritos e o relatório passou por seis versões. O governo critica pontos que considera ameaçar a autonomia da Polícia Federal.

No Supremo Tribunal Federal, os ministros dão início na sexta (5) ao julgamento virtual sobre o Marco Temporal. O relator Gilmar Mendes liberou o caso após comissão especial formular um anteprojeto baseado em 23 audiências. Os ministros votarão em ambiente digital durante o período. A Corte tenta construir consenso após declarar inconstitucional o marco temporal em 2023. A decisão deve orientar um novo texto a ser enviado ao Congresso.

Estão na agenda da semana de 1º a 5 de dezembro:

DIREITOS HUMANOS

  • Câmara
    • Morte infantojuvenil (CDHMIR, 4/12, 9h30): Comissão debate o avanço da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes, que ultrapassou 15 mil casos entre 2021 e 2023. Segundo o requerimento, os parlamentares devem ouvir familiares de vítimas e propor medidas emergenciais de proteção.
    • PEC da Segurança Pública (PEC 18/2025, 2/10, 10h): Audiência reúne os governadores Eduardo Leite (PSD), Ronaldo Caiado (UNIÃO) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) para discutir o projeto, criticado por não apresentar instrumentos concretos de implementação, financiamento ou valorização dos profissionais da área.

MEIO AMBIENTE

  • Senado
    • Licenciamento Ambiental Especial (CMMPV 1308/2025, 2/12, 9h): Audiência analisa relatório que cria um licenciamento mais rápido para projetos que o governo considera estratégicos. A expectativa é acelerar a aprovação desses empreendimentos sem prejuízo à proteção ambiental e sem gerar novos custos ao governo.

POLÍTICA

  • Senado
    • CPMI do Crime Organizado (3/12, 9h): Comissão ouve o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, entre as 22 autoridades convidadas pela CPMI. Ele abre a rodada de depoimentos que inclui governadores e secretários de Segurança Pública de 10 estados e do Distrito Federal, em investigação voltada à atuação e expansão das facções criminosas no país.
  • STF
    • Trama golpista (5/12, 11h): Após um ano e meio preso e hoje em regime domiciliar, ministros iniciam o julgamento de Aildo Francisco Lima, que fez uma live na cadeira do ministro Alexandre de Moraes durante os atos golpistas de 8 de janeiro. 

EDUCAÇÃO

  • Câmara
    • Educação Infantil (PEC 34/2024, 2/12, 14h): A audiência discute a PEC 34/2024, que reconhece a primeira infância como etapa fundamental do desenvolvimento humano. O objetivo, segundo o requerimento, é apontar caminhos para políticas públicas mais inclusivas, equitativas e integradas à proteção das crianças brasileiras.
    • Esclarecimentos do Enem (CE, 2/12, 16h): Audiência recebe o presidente do INEP, Manoel Palácios, para esclarecer o possível vazamento de questões do ENEM 2025. A Comissão cobra detalhes das investigações com a PF e das falhas nos protocolos de segurança.
    • Escolas cívico-militares (CREDN, 3/12, 15h): Audiência busca esclarecer objetivos, custos e impactos pedagógicos do modelo de escolas cívico-militares, considerando dúvidas sobre disciplina militarizada, viabilidade financeira e diferenças estruturais entre colégios militares e escolas públicas.

SAÚDE

  • Câmara
    • Suplementos alimentares (GTSUPLEM, 3/12, 14h30): Comissão discute o crescimento acelerado do mercado de suplementos no Brasil e os riscos do consumo sem orientação, prática comum em mais da metade dos lares do país. O requerimento destaca a necessidade de regulação, fiscalização e campanhas de conscientização sobre uso seguro.

Para ficar de olho: O governo Lula deve anunciar o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar a habilitação para dirigir. Segundo a Revista Exame, o anúncio está previsto para quarta-feira (3), e a expectativa é que o modelo reduza em até 80% o custo da CNH. 

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Edição:

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Se você chegou até aqui é porque realmente valoriza nosso jornalismo. Conheça e apoie o Programa dos Aliados, onde se reúnem os leitores mais fiéis da Pública, fundamentais para a gente continuar existindo e fazendo o jornalismo valente que você conhece. Se preferir, envie um pix de qualquer valor para contato@apublica.org.

Vale a pena ouvir

EP 5 Episódio final: Reparação

No episódio final da série, vamos entender como e porque acabaram os julgamentos a mulheres acusadas de bruxaria

0:00

Notas mais recentes

Dezembro começa com pautas espinhosas, do PL antifacção ao Marco Temporal, e PF mira o BRB


STF decide fim do processo que condena Jair Bolsonaro


Agenda da semana: Bolsonaro preso, avanço do PL Antifacção e Messias no STF


Jair Bolsonaro é preso preventivamente pela Polícia Federal em Brasília


Rápido como o fogo: desinformação vira arma política sobre incêndio na COP30


Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes