Buscar
Podcast

O atraso na política de drogas no Brasil – com Ingrid Farias

Especialista comenta sobre a PEC que criminaliza porte e posse em qualquer quantidade

Ouça agora:

Podcast
26 de abril de 2024
08:00

EP 117 O atraso na política de drogas no Brasil – com Ingrid Farias

26 de abril de 2024 · Especialista comenta sobre a PEC que criminaliza porte e posse em qualquer quantidade

0:00

No dia 16 de abril, o Senado aprovou, em segundo turno, com gritantes 52 votos a favor e 9 contra, a Proposta de Emenda à Constituição que criminaliza o porte e a posse de drogas, independente da quantidade. A legislação brasileira vai na contramão de um movimento internacional de repensar as políticas antidrogas.

Um detalhe importante para entender o que está em jogo com essa proposta é que essa PEC não estabelece qual a quantidade que separa usuário de traficante, deixando a cargo da avaliação subjetiva da justiça.

Uma matéria de 2019 da Agência Pública conta que, em São Paulo, pessoas negras são mais condenadas por tráfico com menor quantidade de drogas. O que essa nova PEC faz, portanto, é oficializar o caráter explicitamente racista da política antidrogas, que envolve desde quem é abordado pela polícia até quem é mais punido pela justiça.

Para falar sobre isso, o Pauta recebe neste episódio Ingrid Farias, fundadora da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA). Ingrid é especialista em política de drogas, redução de danos e participação política na América Latina e conversa com Andrea Dip e Clarissa Levy sobre os impactos, caso essa PEC avance, o que ela representa e também quais caminhos mais interessantes o Brasil poderia escolher, que vão para além do discurso punitivista e do aparato de repressão das polícias.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes