Buscar
Reportagem

Relatório de Bolsonaro sobre rádios tem mais de 9 mil inserções falsas

Análise de planilhas enviados ao TSE revela que horário eleitoral foi contabilizado pela campanha

Reportagem
29 de outubro de 2022
16:00
Este artigo tem mais de 1 ano

O relatório elaborado pela campanha de Jair Bolsonaro e enviado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a fim de provar uma suposta “fraude eleitoral” contabilizou ao menos 9.764 inserções a mais do que as rádios citadas veicularam na realidade — das quais 6.906 (70% do total) para o PT e 2.858 (30%) para o PL. O Aos Fatos analisou todas as planilhas fornecidas à Justiça Eleitoral, após convertê-las do formato PDF, e comparou os dados com arquivos de áudio também anexados pelos advogados de Bolsonaro.

O levantamento mostra que 9.764 inserções foram contabilizadas durante o horário eleitoral gratuito — nas faixas de 7h–7h10 e 12h–12h10 em estados onde não haverá segundo turno para governador, e nos períodos de 7h–7h20 e 12h–12h20 nos estados onde haverá;

Por meio de amostragem, a reportagem constatou que todas as rádios mencionadas no relatório transmitiram o horário eleitoral conforme a lei.

A Lei Eleitoral prevê dois tipos de inserções: a de cinco minutos, transmitida durante dois blocos de horário eleitoral gratuito, e as inserções avulsas de 30 e 60 segundos transmitidas ao longo da programação — que a campanha do PL se dispôs a contabilizar.

Assim, o relatório da campanha de Bolsonaro mistura os dois tipos de inserções e chegou a um número total falso.

Na segunda-feira (24), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o ex-chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação) Fábio Wajngarten promoveram uma entrevista coletiva para dizer que a campanha de Bolsonaro havia sido prejudicada porque inserções de rádio não teriam sido veiculadas conforme a lei.

Faria citou os números errados da Bahia, estado em que o Aos Fatos detectou os erros mais gritantes — foram ao menos 2.259 inserções contadas a mais pela empresa Audiency Brasil Tecnologia, sendo 1.647 (73% do total) para o PT e 612 (27%) para o PL.

“O lugar mais forte disso é o estado da Bahia”, acusou o ministro das Comunicações, com base em dados falsos. “O estado da Bahia, só na primeira semana [do segundo turno], foram mais de 7.000 [inserções] a mais para o candidato do PT.”

Na sexta-feira (28), questionado pela Folha de S.Paulo sobre aliados de Bolsonaro que defenderam o adiamento do segundo turno com base nas informações falsas apresentadas por ele, Faria disse que se arrependeu “profundamente” de ter convocado a entrevista coletiva. “Se eu soubesse que [a crise] iria escalar, eu não teria entrado no assunto”, afirmou.

Após o debate desta sexta (28), ainda no estúdio da Globo, Jair Bolsonaro voltou ao tema em entrevista à jornalista Renata Lo Prete. “Nós perdemos inserções, o outro lado ganhou as inserções nossas”, disse o candidato à reeleição, com base no relatório que possui dados errados. “Apresentamos ao TSE provas (…) e [o tribunal] ignorou isso aí.”

Veja exemplos de inserções contabilizadas a mais e identificadas por Aos Fatos

  • O relatório indica que houve uma inserção de 30 segundos às 12h04 de 8 de outubro na rádio Povo (99,5 FM) de Poções (BA). No áudio, Aos Fatos identificou que se tratava do programa de Lula no horário eleitoral gratuito, não uma inserção avulsa. Como o texto da inserção de 30 segundos também aparece no texto da propaganda mais longa, de cinco minutos, o software pode não ter conseguido distinguir os conteúdos;
  • O mesmo erro de classificação aparece no trecho do relatório relativo à Rádio Clube (92.7 FM), de Santo Antônio de Jesus (BA). A inserção avulsa teria sido veiculada, segundo o documento, às 7h05 do dia 11 de outubro. Embora o áudio não esteja nos documentos, Aos Fatos localizou a transmissão e confirmou que tratava-se, na verdade, do programa de cinco minutos do presidenciável Lula no horário eleitoral gratuito;
  • A rádio Integração FM, de Surubim (PE), informou à Folha de S.Paulo que o relatório indica uma inserção da coligação de Bolsonaro às 7h05 de 10 de outubro de 2022, mas, assim como as demais, a emissora transmitiu o horário eleitoral gratuito nesse horário.

Outro lado. A campanha de Jair Bolsonaro, o PL e a Audiency Brasil Tecnologia foram contatados pelos Aos Fatos, mas não responderam até a publicação desta reportagem.

*Colaborou Ana Rita Cunha

Esta reportagem foi feita numa colaboração entre Agência Pública, Aos Fatos e Núcleo Jornalismo para a cobertura das eleições de 2022. A republicação só é permitida com a atribuição de crédito para todas as organizações.

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes