Agência de Jornalismo Investigativo

Amazônia sem Lei

Podcast sobre o que está em jogo na Amazônia e no Cerrado

Ouça agora:

Amazônia sem Lei

Podcast sobre o que está em jogo na Amazônia e no Cerrado

Conduzido pelas vozes de Clarissa Levy e Ricardo Terto, o Amazônia sem Lei é um podcast narrativo que existe para contar histórias do que está em jogo na Amazônia. Agora. Para além do que aparece nas manchetes. 

Serão 10 episódios publicados sempre na última sexta-feira do mês onde a gente vai mergulhar, fundo, em alguma história urgente que foi investigada pela equipe de repórteres da Agência Pública. Amazônia sem Lei faz parte do projeto de mesmo nome que investiga a violência relacionada à regularização fundiária, demarcação de terras e reforma agrária na Amazônia Legal e no Cerrado. 

Entre em contato: podcasts@apublica.org

EP 10 O Mapa dos Conflitos na Amazônia

Episódio de podcast detalha os dados sobre conflitos no campo da última década

0:00

EP 9 Quem destrói as áreas protegidas

Episódio de podcast se aprofunda na lista de pessoas e empresas multadas por causar dano ambiental à Unidades de Conservação

0:00

EP 8 O lobby do coronel

Nos bastidores, militar fez a ponte entre governo e banco canadense interessado em exploração de minério na Amazônia

0:00

EP 7 O mercúrio que intoxica também mata

Substância usada em garimpos contamina rios, peixes e povos que vivem nas margens de rios amazônicos

0:00

EP 6 Quem lucra com os rios que secam

Os nomes do agronegócio que podem captar de graça até 1,8 bilhão de litros de água por dia no Cerrado, enquanto pescadores, ribeirinhos e agricultores sofrem com escassez hídrica

0:00

EP 5 COP26: o teatro do governo Bolsonaro

O que estava em jogo para a Amazônia na Conferência do Clima da ONU

0:00

EP 4 O cerco aos isolados Yanomami

Entenda como os Yanomamis tentam sobreviver acossados pelo garimpo de ouro

0:00

EP 3 Deu match: desmatamento e narcotráfico

Entenda a relação íntima entre venda de madeira ilegal e tráfico de cocaína

0:00

EP 2 De Los Angeles ao Cerrado

Entenda como terras adquiridas ilegalmente viram ativo na bolsas de valores

0:00

EP 1 Do tráfico ao prato

Entenda como o gado de um 'narcopecuarista' foi parar nos frigoríficos

0:00

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email