Buscar
Podcast

Deu match: desmatamento e narcotráfico

Entenda a relação íntima entre venda de madeira ilegal e tráfico de cocaína

Ouça agora:

Podcast
3 de setembro de 2021
10:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 3 Deu match: desmatamento e narcotráfico

3 de setembro de 2021 · Entenda a relação íntima entre venda de madeira ilegal e tráfico de cocaína

0:00

Vigas, compensados e toras de madeira vêm servindo cada vez mais de maquiagem para o envio de drogas ao exterior. Os produtos florestais, frequentemente oriundos de crimes ambientais, são utilizados para esconder cocaína e outros entorpecentes. No terceiro episódio do podcast Amazônia sem Lei, vamos até a região amazônica onde pesquisadores e delegados da Polícia Federal apontam a conexão crescente entre as atividades do narcotráfico e o comércio de madeira ilegal. 

A partir de uma operação da Polícia Federal que flagrou um esquema de exportação de madeira ilegal e cocaína, mergulhamos no universo do crime organizado no Amazonas e Pará. Quer saber como a proximidade com as rotas do tráfico e o afrouxamento das leis ambientais impactam a Amazônia agora? Escute o episódio em seu tocador de podcasts favorito. 

Depois de ouvir

Se você quiser saber mais detalhes sobre a violência que vitimiza defensores da Amazônia, pode acessar o relatório e assistir o mini documentário Máfias do Ipê, produzido pela Human Rights Watch. Para entender outros casos em que facções criminosas se embrenham nos crimes ambientais, confira as reportagens do Amazônia Real sobre a atuação do PCC na terra indígena Yanomami

Quem faz o podcast

A produção, roteiro e montagem são de Clarissa Levy
A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto
A finalização de som é de Marianna Romano
As artes são de Caco Bressane
A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner e Tainah Ramos
A coordenação é de Thiago Domenici

Precisamos te contar uma coisa: Investigar uma reportagem como essa dá muito trabalho e custa caro. Temos que contratar repórteres, editores, fotógrafos, ilustradores, profissionais de redes sociais, advogados… e muitas vezes nossa equipe passa meses mergulhada em uma mesma história para documentar crimes ou abusos de poder e te informar sobre eles. 

Agora, pense bem: quanto vale saber as coisas que a Pública revela? Alguma reportagem nossa já te revoltou? É fundamental que a gente continue denunciando o que está errado em nosso país? 

Assim como você, milhares de leitores da Pública acreditam no valor do nosso trabalho e, por isso, doam mensalmente para fortalecer nossas investigações.

Apoie a Pública hoje e dê a sua contribuição para o jornalismo valente e independente que fazemos todos os dias!

apoie agora!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.