Buscar
Podcast

Deu match: desmatamento e narcotráfico

Entenda a relação íntima entre venda de madeira ilegal e tráfico de cocaína

Ouça agora:

Podcast
3 de setembro de 2021
10:00
Este artigo tem mais de 2 ano

EP 3 Deu match: desmatamento e narcotráfico

3 de setembro de 2021 · Entenda a relação íntima entre venda de madeira ilegal e tráfico de cocaína

0:00

Vigas, compensados e toras de madeira vêm servindo cada vez mais de maquiagem para o envio de drogas ao exterior. Os produtos florestais, frequentemente oriundos de crimes ambientais, são utilizados para esconder cocaína e outros entorpecentes. No terceiro episódio do podcast Amazônia sem Lei, vamos até a região amazônica onde pesquisadores e delegados da Polícia Federal apontam a conexão crescente entre as atividades do narcotráfico e o comércio de madeira ilegal. 

A partir de uma operação da Polícia Federal que flagrou um esquema de exportação de madeira ilegal e cocaína, mergulhamos no universo do crime organizado no Amazonas e Pará. Quer saber como a proximidade com as rotas do tráfico e o afrouxamento das leis ambientais impactam a Amazônia agora? Escute o episódio em seu tocador de podcasts favorito. 

Depois de ouvir

Se você quiser saber mais detalhes sobre a violência que vitimiza defensores da Amazônia, pode acessar o relatório e assistir o mini documentário Máfias do Ipê, produzido pela Human Rights Watch. Para entender outros casos em que facções criminosas se embrenham nos crimes ambientais, confira as reportagens do Amazônia Real sobre a atuação do PCC na terra indígena Yanomami

Quem faz o podcast

A produção, roteiro e montagem são de Clarissa Levy
A narração é de Clarissa Levy e Ricardo Terto
A finalização de som é de Marianna Romano
As artes são de Caco Bressane
A coordenação de redes sociais é de Ravi Spreizner e Tainah Ramos
A coordenação é de Thiago Domenici

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes