Buscar

Investigamos quem são os aliados de Bolsonaro que ajudaram a espalhar desinformação sobre Coronavírus e isolamento social defendido pelo ex-ministro

Reportagem
17 de abril de 2020
19:03
Este artigo tem mais de 3 ano

No dia 27 de março, em entrevista ao programa do Datena, na TV Bandeirantes, o presidente Jair Bolsonaro lançou uma dúvida sobre os dados de mortos por coronavírus em São Paulo: “Sem querer polemizar com ninguém, tem um estado aí que orientou via decreto que, em última análise, se não tiver uma causa concreta do óbito, bota lá coronavírus, pra colar”. Ele prosseguiu depois de Datena deixar claro que o Estado era mesmo São Paulo, governado pelo seu agora arqui-inimigo João Doria (PSDB). “Se tá todo mundo morrendo de coronavírus, é sinal de que está fraudando a causa mortis das pessoas, querendo fazer uso político de números, é isso que a gente não pode permitir”, disse.

“Não tô acreditando nesses números”, concluiu.

Embora não haja nenhuma evidência de que os dados de São Paulo são inflados – na verdade, reportagem da Agência Pública demonstrou que eles são provavelmente subestimados – o presidente reafirmava na TV aberta um discurso que borbulhava nas redes bolsonaristas —
ele não estava sozinho.

Ao mesmo tempo, dezenas de perfis no Facebook e no Twitter começaram a por em dúvida os dados de mortos por Covid-19, bem como os portais bolsonaristas “Brasil Sem Medo”, Estudos Nacionais e Movimento Brasil Conservador – esse último escreveu um editorial acusando Doria de “acelerar” mortes. O site da República de Curitiba chegou a publicar erroneamente que o governo de São Paulo decretara que qualquer cadáver deveria ser considerado portador de Covid-19.

Editorial do Movimento Brasil Conservador acusa Dória de inflar mortes por coronavírus

“Muitos relatos de pessoas que morreram de outras causas, mas seus óbitos estão sendo registradas como decorrentes do vírus chinês. O que está acontecendo?”, tuitou o influenciador bolsonarista Leandro Ruschel em 29 de março.

Parlamentares também disseminaram essa narrativa. “Incrível como @jdoriajr é sorrateiro. Fala q não é hora fazer política, mas já atribui as mortes q sequer aconteceram ao PR @jairbolsonaro. Fala que não é hora de ódio, mas faz um discurso de puro rancor. Lembrando que o dinheiro que abre os estádios p o COVID é do gov federal”, tuitou a deputada federal Carla Zambelli.

Ato contínuo, a narrativa virou memes e voou para os grupos de Whatsapp. Segundo levantamento feito pelo núcleo de pesquisas Eleições Sem Fake, da UFMG junto a 522 grupos de Whatsapp, a foto mais compartilhada no mês de março reflete essa ideia: a certidão de óbito de um rapaz de Recife, que foi internado após acidente com explosão de pneu, com causa de morte por Covid-19. A imagem do documento – cujo erro foi admitido por autoridades e corrigido antes de entrar para os números oficiais – foi compartilhada 696 vezes entre os dias 28 e 29 de março e foi usada para desacreditar o número de mortes por coronavírus.

No dia 29, a deputada federal Bia Kicis publicou nas suas redes um vídeo falando sobre o caso. “A quem interessa que um hospital coloque uma causa da morte falsa?”, insinuou.

No mesmo dia, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) ironizou pelo Twitter: “Todos os óbitos do mundo passaram a ser por conta do corona, o vírus pop que tirou o palco de todas as doenças”.

A movimentação não tem nada de espontânea.

Ela seguia a estratégia abraçada pelos apoiadores do presidente desde o final de março, quando Carlos Bolsonaro voltou a orientar a estratégia do pai, enfraquecido nas redes diante pela crise do coronavírus, enquanto o ex-minstro da Saúde ganhava proeminência política. Segundo fontes que acompanham a CMPI das Fake News ouvidas pela Agência Pública, o “Gabinete do Ódio”, que andava quieto por causa dos avanços da investigação parlamentar agora voltou com tudo. Seu principal objetivo: acabar com o ministro Mandetta — demitido nesta quinta-feira, 16 de abril — e relaxar as medidas de isolamento social e o seu impacto econômico. A estratégia incluía acabar com a até então unanimidade na opinião pública sobre isolamento social, disseminar dúvidas sobre dados oficiais – como o de São Paulo – difamar oponentes e inflar teorias da conspiração.

A estratégia atingiu seu objetivo no dia 16 de abril, com a demissão de Mandetta, sob poucos protestos. Estudiosos avaliam que ela foi bem-sucedida, e os envolvidos podem ser penalizados por colocar a saúde da população em risco, segundo parlamentares e promotores ouvidos pela Agência Pública.

Leia também: Políticos ligados ao Aliança Pelo Brasil chamam carreatas e agem para furar isolamento nos Estados

O plano: retomar as redes

Apesar dos riscos legais, o “Gabinete do Ódio” entrou em ação por um simples fato: desde o começo do ano, Bolsonaro vinha perdendo o protagonismo nas redes.

Uma pesquisa realizada pela empresa de comunicação AP Exata revela que as sensações em relação ao presidente têm sido majoritariamente negativas desde janeiro. Ou seja: somadas as postagens que representam os sentimentos de medo, tristeza, raiva, antecipação e desgosto, elas representam maior número do que as que representam confiança, alegria e surpresa.

Outro estudo, realizado pela FGV, demonstrou que, antes do dia 15 de março, a base pró-Bolsonaro havia perdido metade do apoio no Twitter – as interações haviam caído de 12% para 6,5% até o dia 15 de março.

Um tuíte do perfil Bolsoneas, apontado como parte do chamado “Gabinete do Ódio”, indica a preocupação com a perda de apoio. “Estão dizendo por aí que a base de apoio ao Presidente Bolsonaro nas redes sociais acabou com a chegada do Coronavírus. Alguém aqui ainda apoia Bolsonaro?”, tuitou em 19 de março. A publicação atingiu mais de 7 mil retuítes e 41 mil curtidas.

Tuíte do perfil “Bolsoneas”, associado ao ‘gabinete do ódio’

Sérgio Denicoli, da AP Exata, ressalta que essa geração de conflitos faz parte de uma estratégia de comunicação do governo moldada para as redes sociais. “O funcionamento da rede vem do conflito, quando não há conflito a coisa fica muito morna. Por isso, Bolsonaro aposta na divisão”, explica.

O cientista político Oliver Stuenkel concorda: “Para a estratégia política de Bolsonaro quanto mais culpados, melhor”. Isso explica porquê a disseminação de teorias da conspiração e notícias falsas funciona tão bem para o governo Bolsonaro. “A narrativa bolsonarista é muito anti-sistema, então essas teorias de conspiração dão a sensação para muitos eleitores de que o Bolsonaro é muito ousado ao publicamente abraçar essas teses”, explica. Embora a radicalização faça com que o presidente perca apoio de pessoas menos radicais, ela é uma “ótima oportunidade para mobilizar os seguidores mais radicais”, defende.

O 25 de março foi um marco histórico nas redes bolsonaristas

As Fake News bolsonaristas tiveram uma primeira onda em 19 de março, quando perfis automatizados e engajamento de influenciadores digitais conseguiram levantar a hashtag #VirusChinês, conforme revelou a Agência Pública.

Mas o marco da virada da narrativa foi o dia 24 de Março, quando Bolsonaro fez um pronunciamento em cadeia nacional que surpreendeu até mesmo aliados, colocando-se frontalmente contra a determinação do Ministério da Saúde. “O vírus chegou, está sendo enfrentado por nós e brevemente passará. Nossa vida tem que continuar, os empregos devem ser mantidos, o sustento das famílias deve ser preservado. Devemos sim voltar à normalidade”, disse em cadeia nacional.

Nos dias seguintes ao pronunciamento, o governo lançou a campanha “O Brasil Não Pode Parar”. Foram produzidos vídeos e peças para redes sociais que chegaram a ser divulgadas pelas páginas oficiais da Secretaria de Comunicação (Secom), mas foram retiradas de circulação após o Ministério Público entrar com Ação Civil Pública contra a campanha.

Publicação da conta oficial da Secom no Instagram divulgando campanha “O Brasil Não Pode Parar”, barrada pela justiça

A campanha procurava engajar aliados com as hashtags #OBrasilNãoPodeParar e #BolsonaroTêmRazão, que chegaram aos assuntos mais comentados do Twitter. Além delas, aqueles que defendiam o isolamento passaram a ser foco de ataques e difamações. Tags em oposição a governadores e até ao ministro da saúde, Henrique Mandetta, entre elas #ImpeachmentDória, #ImpeachmentWitzel e #ForaMandetta também chegaram aos Trending Topics.

Em um primeiro momento, o pronunciamento do presidente foi mal recebido. O pronunciamento foi rechaçado por 45% dos compartilhamentos, segundo levantamento do Monitor do Debate Público no Ambiente Online da USP. No dias subsequentes, contudo, as reações começaram a mudar. Desde o dia 24 de março até o dia 14 de abril, as postagens de páginas de direita no Facebook a respeito do assunto tiveram maior repercussão do que de as esquerda. Enquanto aquelas receberam cerca de 650 mil compartilhamentos, essas receberam 410 mil. Além disso, as publicações pró-pronunciamento tiveram cerca de 590 mil compartilhamentos, e as contrárias tiveram 466 mil anti-pronunciamento.

Para o pesquisador Márcio Moretto, um dos coordenadores da pesquisa, a adoção do discurso anti-isolacionista representou um marco histórico nas redes bolsonaristas. “O que me chamou a principal atenção dessa vez foi que ele teve um pico no número de novos seguidores em todas as plataformas”, explica Moretto. “Nas mídias sociais, Bolsonaro saiu em vantagem”, conclui. Tanto no Facebook quanto no Twitter, Youtube e Instagram, Bolsonaro teve um pico no aumento de seguidores do dia 24 a 26 de março. No Facebook, esse foi o maior aumento em 1 ano.

Para Sérgio Denicoli, da AP Exata a estratégia visava retomar o apoio perdido nas redes sociais. “Ele radicalizou o discurso para buscar de novo essa militância, fazer com que ela falasse.”

E, de fato, a rede se movimentou. De acordo com levantamento da AP Exata, a hashtag #BolsonaroTemRazao foi a mais usada por perfis geolocalizados no Brasil durante o período de 24 de março a 7 de abril deste ano – com 14.575 tuítes. Outra tag parecida, #BolsonaroTemRazaoSim ficou em quarto lugar, com 3.169 postagens. Já a #OBrasilNãoPodeParar foi a 14ª mais usada com 1.695 tuítes.

Em segundo lugar, ficou a #ForaBolsonaro – com 10.132 postagens.

Carlos e Flávio Bolsonaro, Bia Kicis, Paulo Eduardo Martins, Marcel Van Hattem

Apontados como idealizadores do pronunciamento do dia 24 de março e da campanha “O Brasil Não Pode Parar”, o vereador Carlos Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro estiveram presentes em pelo menos três reuniões no Palácio do Planalto com o presidente e ministros como Onyx Lorenzoni, Ernesto Araujo, Ricardo Salles, Luiz Nabhan Garcia entre os dias 24 e 28 de março – período de contratação e formulação da campanha, segundo apurou a Agência Pública.

“O remédio não pode ser mais letal que a própria doença”, tuitou Flávio Bolsonaro no dia 24 de março, acompanhado da hashtag #OBrasilNãoPodeParar.

Carlos Bolsonaro também se engajou com a campanha “O Brasil Não Pode Parar” nas redes sociais

Além dos filhos do presidente, parlamentares aliados também participaram da produção e disseminação da campanha. No dia 27 de março, os deputados Bia Kicis (PSL–DF), Paulo Eduardo Martins (PSC–PR) e Marcel Van Hattem (NOVO/RS) se reuniram com o presidente para tratar de pautas relacionadas ao coronavírus – conforme consta em agenda oficial. Os três publicaram respectivamente 41, 43 e 10 tuítes sobre o tema em março, a maioria entre os dias 24 e 31 de março.

Após a publicação da reportagem o deputado Marcel Van Hatten enviou nota afirmando que, embora tenha estado na reunião, não esteve como aliado, mas como parlamentar independente. Também afirmou que a campanha “O Brasil não pode parar” não foi o tema da reunião e que ele “jamais” espalhou notícias falsas a respeito do ex-Ministro Madetta. Leia a nota no final da reportagem.

Deputados aliados a Bolsonaro se reuniram com o presidente para tratar de coronavírus na semana em que a campanha “O Brasil Não Pode Parar” foi arquitetada

Martins chegou a publicar vídeos dizendo que o isolamento social não é sustentável. “Quem vai sustentar a saúde pública que cuida dos doentes se ninguém produzir e trabalhar para sustentar a família e pagar impostos?”, questiona.

Já Kicis se engajou mais em minimizar o problema do coronavírus, combatendo o que ela chama de “histeria e a pirotecnia feita pela mídia e por alguns governadores”. A deputada compartilhou notícias falsas sobre suposta inflação no número de mortes sobre o coronavírus.

Bia Kicis criticou imprensa e governadores diante da crise do coronavírus e apoiou a narrativa anti-isolamento do presidente

Outros políticos também tiveram grande influência no debate de bolsonaristas sobre o coronavírus. A deputada Carla Zambelli (PSL–SP) publicou 111 tuítes sobre o tema em março, seguida por Daniel Silveira (PSL–RJ), com 100 posts, José Medeiros (PODE–MT), com 75, e Osmar Terra (MDB–RS), com 70. O ex-ministro foi apontado como o congressista que mais difundiu notícias falsas sobre o coronavírus no Twitter pelo levantamento do Aos Fatos.

Osmar Terra retuitou publicações que questionam eficácia do isolamento social para o combate do coronavírus

Para a relatora da CPMI das Fake-News, Lídice da Matta (PSB–BA), políticos que estiveram envolvidos na disseminação de notícias falsas sobre o coronavírus e na campanha “O Brasil Não Pode Parar” “devem ser levados à Comissão de Ética, que pode vir a punir esse tipo de prática.”

O promotor de justiça Alexandre Chaves, um dos responsáveis pela Ação Civil Pública contra a União que conseguiu suspender a campanha explica que os filhos do presidente só não foram intimados pela justiça por terem imunidade parlamentar. A acusação considera a campanha ilegal pela falta de respaldo científico dos impactos à saúde de uma proposta anti-isolamento – exigido pelo princípio de precaução para projetos públicos – e pela contradição da medida com as recomendações do próprio Ministério da Saúde. “O poder público tem que agir inspirando confiança e de forma coerente para os cidadãos. A gente está diante de uma situação incorreta quando um órgão técnico emite um grupo de orientações diante de uma crise de saúde pública e em seguida é contestado no canal de comunicação institucional do governo”, explica Chaves.

A Ação Civil Pública foi arquivada pelo Procurador-Geral da República Augusto Aras. Mas parlamentares ouvidos pela Pública acreditam que os autores ainda podem ser responsabilizados. “Ela é uma campanha com dinheiro público feita pelo governo, e que tinha o objetivo de disputar a opinião pública para um tipo de ação que combatia as regras da OMS”, defende Lídice da Matta. “Eu acho que é plenamente possível uma responsabilização do Estado Brasileiro e da Presidência da República.”

O deputado Rui Falcão (PT–SP) protocolou junto à Justiça Federal, ação pelo afastamento do vereador Carlos Bolsonaro das atividades relacionadas ao Planalto. Segundo o petista, a atuação do filho 02 do presidente “é um desvio de finalidade e é um crime de improbidade administrativa Bolsonaro permitir que o filho, que é vereador, tenha função pública no plano federal e estimule o chamado ‘Gabinete do Ódio’”. Para ele, a situação é agravada pela interferência do vereador em políticas de combate a Covid-19.

Rui Falcão, também membro da CPMI, lembra que esses parlamentares que compartilham notícias falsas podem ser indiciados ao final dos trabalhos. “A CPMI retomando, podemos avançar nas investigações. E nesse caso, os propagadores de fake news no período do coronavírus também podem ser responsabilizados, inclusive, se for o caso, parlamentares também.”

O influenciador Leandro Ruschel disseminou a narrativa sobre suposta inflação no número de mortes por covid-19

Somados aos parlamentares, influenciadores digitais ligados à direita também endossaram a campanha pela volta do comércio e anti-isolamento. Os portais Renova Mídia, Conexão Política e Brasil Sem Medo publicaram, respectivamente, 452, 272 e 130 tuítes sobre o coronavírus em março. O influenciador Leandro Ruschel tuitou 184 vezes sobre o tema, Bernardo Kuster, 70, e Allan dos Santos, 67.

O Ministério Público, através da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, também entrou com representação por ação no Ministério Público de improbidade administrativa contra o ministro Fabio Wajngarten, da Secom, responsável pela campanha. A ação ainda não foi efetivada.

Bolsonaro ainda foi denunciado à Organização Mundial da Saúde pelo deputado Rui Falcão. O petista considera que a denúncia, se acatada, não vai intimidar o presidente, mas pode afetar sua legitimidade com uma parcela da população. “São efeitos políticos, eles não podem promover sanções contra ele, mas é um repúdio.”

Contudo, o cientista político Oliver Stuenkel defende que mesmo que Bolsonaro venha a ser condenado pela OMS e a Secom responsabilizada pela campanha, ele sairá em vantagem. “Existe uma estratégia deliberada de aumentar o isolamento diplomático do Brasil. E isso faz parte da maneira como ele [Bolsonaro] opera. Precisa cortar laços para demonizar”.

O deputado Rui Falcão avalia que a oposição a governadores e ao ex-ministro da saúde estão dentro dessa “estratégia de dispersão” de Bolsonaro. “Ele tem um grupo de seguidores, que vem caindo, mas ainda tem um núcleo muito fanatizado, que chama ele de mito e tal, que ele frequentemente tenta torná-los mais aguerridos. Foi dentro dessa lógica que ele demitiu o Mandetta.”

Infografista:

Atualização (23/04, às 20h17): Após publicação da reportagem, o deputado Marcel Van Hatten enviou nota sobre seu conteúdo. Ele afirma que “estive de fato, com o presidente da república no dia 27 de março, acompanhado dos deputados Bia Kicis e Paulo Eduardo Martins e postei 10 tweets entre 24 e 31 de março. (…) É mentira que lá estive na condição de “aliado”: sou parlamentar de um partido independente, o que foi informado clara e verbalmente ao próprio Presidente na ocasião, ainda que ele disso já tivesse conhecimento. Também é mentira que participei “da produção e disseminação da campanha [o Brasil Não Pode Parar]”. Em nenhum momento tal campanha foi tema da audiência com o presidente da república e nenhum dos 10 tweets mencionados faz referência ao tema nos seus textos ao passo que os conteúdos claramente seguem o padrão de comunicação do meu mandato: “serenidade e responsabilidade para combater o coronavírus””.

Ele afirmou ainda que “na live que fiz no Facebook no dia 25 de março minha postura foi crítica em relação ao pronunciamento feito no dia anterior pelo Presidente da República, quando Jair Bolsonaro referiu-se ao coronavírus como “gripezinha”. E, com a mesma postura independente que mantenho desde sempre, soube também elogiar o presidente quando julguei que ele acertou no tom na semana seguinte”.

“Jamais espalhei qualquer notícia falsa a respeito do ex-Ministro. Pelo contrário: elogiava o ministro quando entendia que merecia e criticava suas ações se entendesse impróprias, sempre mantendo a minha postura independente. Infelizmente isso deve ter passado despercebido pelas redatoras de uma matéria que foca unicamente na polarização e a estimula”.

O deputado encerra afirmando que “Por fim, a reunião com o Presidente da República  e outras agendas mantidas com autoridades constituídas sempre foram no intuito de colaborar no esforço nacional de combate ao novo coronavírus (…). A título de exemplo, desde que iniciou o período de calamidade pública já estive com o vice-presidente Hamilton Mourão, com os ministros Paulo Guedes, Sérgio Moro, Rogério Marinho e Braga Netto, com o presidente da Câmara Rodrigo Maia, com inúmeros parlamentares e lideranças políticas nacionais, estaduais e locais, e sempre a motivação foi fazer o melhor pelo país sob o lema de enfrentar essa situação calamitosa com serenidade e responsabilidade”.

Reprodução/ Twitter
Reprodução/ Twitter
Reprodução/ Instagram
Agência Pública
Reprodução/ Twitter
Reprodução/ Twitter
Agência Pública
Reprodução/ Twitter
Bruno Fonseca/Agência Pública

Não é todo mundo que chega até aqui não! Você faz parte do grupo mais fiel da Pública, que costuma vir com a gente até a última palavra do texto. Mas sabia que menos de 1% de nossos leitores apoiam nosso trabalho financeiramente? Estes são Aliados da Pública, que são muito bem recompensados pela ajuda que eles dão. São descontos em livros, streaming de graça, participação nas nossas newsletters e contato direto com a redação em troca de um apoio que custa menos de R$ 1 por dia.

Clica aqui pra saber mais!

Quer entender melhor? A Pública te ajuda.

Leia também

Políticos ligados ao Aliança Pelo Brasil chamam carreatas e agem para furar isolamento nos Estados

Por , , ,

Levantamos quem são os políticos bolsonaristas que espalham a mensagem anti-isolamento em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná

Robôs levantaram hashtag que acusa China pelo coronavírus

Por ,

Embora ministro Ernesto Araújo tenha sugerido mediar conflito, rede bolsonarista impulsiona tweets contra China

Notas mais recentes

Braga Netto condecorou delegado Rivaldo Barbosa com medalha do pacificador em 2018


O que diz “manifesto” que circula em grupos militares no WhatsApp e Telegram


ACT denuncia empresas à Anvisa por distribuição ilegal de cigarros de palha a estudantes


Motoristas de app resistem a projeto de regulamentação do governo e cobram mudanças


Ruralistas apostam em PECs para avançar sobre direitos indígenas no Congresso


Leia também

Políticos ligados ao Aliança Pelo Brasil chamam carreatas e agem para furar isolamento nos Estados


Robôs levantaram hashtag que acusa China pelo coronavírus


Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes