Agência de Jornalismo Investigativo

“Amazônia em Disputa” é um projeto especial da Agência Pública com o objetivo de investigar a atuação das agências governamentais em meio à disputa predatória por terra na maior floresta tropical do planeta.

Durante três meses, levantamos e cruzamos dados sobre o Incra, a Funai, o ICMBio e o Serviço Florestal Brasileiro buscando avaliar o controle do Estado sobre o território e a execução das políticas públicas de prevenção ao desmatamento e aos conflitos por terra.

Munidos desses dados, partimos para mais três meses de reportagens em campo nos estados do Pará e Mato Grosso – os mais desmatados da Amazônia – com o objetivo de apurar o resultado dessas políticas na vida dos que ali vivem.

Do destino dessas comunidades – extremamente vulneráveis – depende o futuro da floresta, como constatamos ao longo dessa investigação.

Aqui você tem acesso ao resultado completo desse trabalho por meio de vídeos, fotos, mapas, infográficos e reportagens.

Mais recentes

Implant Files

26 de novembro de 2018

Implant Files é um projeto do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, o ICIJ, com sede em Washington, DC. O Implant Files reúne 252 profissionais de 59 veículos de 36 países, que investigaram dezenas de fabricantes e distribuidoras de dispositivos médicos em todo o mundo. No Brasil, participam da apuração a Agência Pública e a revista …

Efeito Colateral

5 de novembro de 2018

Investigamos o ‘efeito colateral’ do crescente emprego das Forças Armadas em operações de segurança pública: civis inocentes mortos, casos sem solução e famílias sem Justiça

Baía 360

14 de maio de 2018

Uma série de videorreportagens em Realidade Virtual

Explore também

Amazônia Pública

14 de novembro de 2012

Uma investigação sobre como os grandes empreendimentos estão mudando a cara da região amazônica e a vida de seus habitantes. Nossas equipes de reportagem foram a três regiões da Amazônia para entender a nova onda de desenvolvimentismo.

Especial Haiti

27 de setembro de 2011

Série de reportagens com base em entrevistas em campo, documentos e correspondência diplomática do Wikileaks.

Copa Pública

12 de dezembro de 2011

Nossa cobertura sobre as violações de direitos humanos em nome da Copa do Mundo de 2014. A Copa Pública começou como um blog de jornalismo cidadão que mostrou como a população brasileira foi afetada pelos preparativos para a Copa  – e como se organizou para não ficar de fora.