Agência de Jornalismo Investigativo

Retrospectiva 2018

21 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018

21 de dezembro de 2018

Neste ano eleitoral, cobrimos os assuntos mais comentados, mas também revelamos novas histórias que não poderiam deixar de ser contadas

Em 2018, a equipe da Agência Pública produziu 208 reportagens, entrevistas e vídeos. Publicamos mais de 400 checagens e participamos de quatro grandes investigações em parceria com organizações nacionais e internacionais. Também recebemos oito prêmios ao longo do ano. Nosso conteúdo foi republicado 2500 vezes por mais de 700 veículos.

Investigamos o Poder Judiciário, a resistência indígena na Amazônia, conflitos de terra, violações dos direitos das mulheres, produzimos a primeira série de reportagens investigativas em 360° do Brasil. Lançamos o projeto “Por Trás do Alimento”, com um tema de grande relevância pública, o uso de agrotóxicos pela indústria do agronegócio. Será uma cobertura de dois anos em parceria com a organização Repórter Brasil.

Acreditamos que o jornalismo é fundamental para garantir o bom funcionamento da democracia, fincada na liberdade de imprensa, no direito à informação e na liberdade de expressão de todos os cidadãos. Em 2019, vamos focar nossa produção em reportagens investigativas e reforçar a cobertura em Brasília. Estaremos atentas às consequências que as ações do novo governo terão na vida dos brasileiros – em especial, das populações mais vulneráveis –, como sempre fizemos em nossos sete anos de trabalho.

Reportagens mais lidas

1º. Apoiadores de Bolsonaro realizaram pelo menos 50 ataques em todo o país

Levantamento inédito contabilizou relatos de agressões e ameaças contra pessoas em 18 estados e no DF de 30 de setembro a 10 de dezembro. Também identificamos episódios de violência contra seis apoiadores do então candidato do PSL e agora presidente.

Leia mais

2º. Os supersalários das Forças Armadas

Nossa reportagem levantou todos os salários de militares e encontrou centenas acima do teto, indenizações de mais de R$ 100 mil e valores milionários pagos no exterior.

Leia mais

3º. Armadilha para mulheres

Site oferece ajuda para mulheres grávidas que não desejam ter o filho sem esclarecer que o objetivo é impedi-las de abortar; domínio está registrado em nome de padre ligado ao Opus Dei e ao Centro de Ajuda à Mulher (CAM).

Leia mais

4º. A empresa de palestras de Rosangela Moro

Sociedade de esposa de Sérgio Moro com advogado Carlos Zucolloto Jr. explora ramo de atividade no qual juiz tem se destacado.

Leia mais

5º. Atentados de direita fomentaram AI-5

Cinquenta anos depois do ato que sepultou as liberdades democráticas no país, a Pública obteve documentos que provam que foi a direita paramilitar, e não a esquerda, que deu início a explosões de bombas e roubos de armas.

Leia aqui

Reportagens mais republicadas

1º. Apoiadores de Bolsonaro realizaram pelo menos 50 ataques em todo o país

Levantamento inédito contabilizou relatos de agressões e ameaças contra pessoas em 18 estados e no DF de 30 de setembro a 10 de dezembro. Também identificamos episódios de violência contra seis apoiadores do então candidato do PSL e agora presidente.

Leia mais

2º. As herdeiras do alto escalão do Judiciário

Levantamento inédito mostra quem são as viúvas e filhas de ex-ministros que recebem durante toda a vida pensões criadas por lei de 1890.

Leia mais

3º. Convênio médico pode tudo?

Investigamos por que as empresas de planos de saúde – há seis anos recordistas de reclamações dos consumidores – ganharam tanto poder no país em que 70% da população utiliza o SUS, que sofre com encolhimento de verbas.

Leia mais

4º. Maioria das denúncias de coação eleitoral é pró-Bolsonaro

Levantamento da Pública revela que pelo menos 28 empresas foram denunciadas por coação eleitoral pró-Bolsonaro e uma por coação contrária a ele durante as eleições. Há casos de camisetas e comunicados idênticos distribuídos por empresas diferentes.

Leia mais

5º. Os supersalários das Forças Armadas

Nossa reportagem levantou todos os salários de militares e encontrou centenas acima do teto, indenizações de mais de R$ 100 mil e valores milionários pagos no exterior.

Leia mais

Entrevistas

Ao longo do ano, conversamos com personalidades, especialistas e personagens da vida pública. Veja abaixo algumas das entrevistas que realizamos em 2018:

Mudança de estratégia nas candidaturas evangélicas ajudou a eleger Bolsonaro

5 de dezembro de 2018 | por

Em entrevista à Pública, a professora Christina Vital da Cunha, do programa de pós graduação em Sociologia da UFF e colaboradora ad hoc do ISER comenta pesquisa inédita sobre candidaturas evangélicas nas eleições de 2018

“É muito fácil perder a democracia”, alerta jornalista venezuelana

26 de outubro de 2018 | por e

Em entrevista à Pública, Luz Mely Reyes analisa semelhanças entre discurso de Hugo Chávez ao ser eleito e ataques recentes de Jair Bolsonaro à imprensa

Deep fakes são ameaça no horizonte, mas ainda não são arma para eleições, diz especialista

16 de outubro de 2018 | por e

Em entrevista à Pública, o pesquisador Aviv Ovadya explica quais serão as consequências do uso de tecnologias avançadas para a produção de mentiras espalhadas pelas redes sociais

A foto não pode ser publicada separadamente

“Quando você não acerta suas contas com a história, a história te assombra”

9 de outubro de 2018 | por

Em entrevista à agência Pública, o filósofo Vladimir Safatle aponta relação direta entre sucesso de Bolsonaro nas urnas e a ditadura “que não terminou”

“Eu recebi mais de cem ameaças de morte”, diz curador da exposição Queermuseu

28 de agosto de 2018 | por

Gaudêncio Fidelis fala sobre os ataques à exposição de arte cancelada no ano passado em Porto Alegre e reinaugurada no Rio de Janeiro neste mês

Com sangue na boca

8 de agosto de 2018 | por

Em entrevista à Pública, o delegado Paulo Lacerda, que reestruturou a PF no governo petista, critica protagonismo do MPF e diz que tribunal furou a fila para condenar Lula

Vamos deixar o ódio de fora no debate sobre o aborto

2 de agosto de 2018 | por

Em entrevista, a pesquisadora Debora Diniz explica por que a criminalização do aborto é inconstitucional e comenta as ameaças que a levaram ao Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos

“A extrema pobreza voltou aos níveis de 12 anos atrás”, diz pesquisador da ActionAid e Ibase

10 de julho de 2018 | por

Para Francisco Menezes, os números de pobreza sugerem que o Brasil voltará ao Mapa da Fome da ONU; relatório a ser lançado no fim do mês fará novo alerta sobre a situação

No abril indígena, três líderes falam de resistência

17 de abril de 2018 | por e

Sônia Guajajara, Raoni, o líder Kaipó e David Kopenawa falam sobre os desafios da questão indígena no Brasil

“Não me reuni a portas fechadas”, diz Janot

22 de março de 2018 | por

De Bogotá, por e-mail, o ex-procurador-geral explicou por que criticou no Twitter a reunião de Temer e Cármen Lúcia, disse que auxílio-moradia é decisão para o STF e destacou que nunca requereu nem recebeu o benefício

Truco

Nosso projeto de fact-checking verificou declarações de pessoas públicas e boatos que rodaram nas redes sociais. Além disso, checamos os candidatos à Presidência e ao governo de sete estados.

Ao todo, publicamos 410 checagens. As mais lidas foram:

1º. Pesquisa falsa coloca Bolsonaro com 52% e Haddad, com 48%

Texto diz que números vêm de levantamento interno encomendado pelo banco BTG Pactual, mas instituição não produz esse tipo de análise.

Leia mais

2º. Áudio de WhatsApp sobre déficit da Previdência é verdadeiro

Mensagem resume as conclusões do relatório de CPI que analisou o tema, em gravação atribuída à Voz do Brasil.

Leia mais

3º. Bolsonaro dispara dados falsos de economia, saúde e educação

O então pré-candidato utilizou números incorretos sobre segurança pública, mas acertou porcentual comprometido do Orçamento.

Leia mais

4º. Ao falar do Brasil, Ciro Gomes usa dados falsos e exagerados
Ciro Gomes em palestra na UFABC, em 2017; no exterior, candidato citou dados falsos

Em abril, o então candidato à Presidência citou números errados sobre segurança, dívida pública e Previdência ao participar de fóruns e entrevistas na Europa.

Leia mais

5º. Haddad não criou o ‘kit gay’

Durante as eleições, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) acusou seu adversário de ter sido responsável pela idealização de material escolar contra homofobia, mas iniciativa surgiu do Legislativo.

Leia mais

Confira também os destaques do Truco nos Estados:

Ceará
Minas Gerais
Pará
Pernambuco

“Paulo Câmara erra ao elogiar a educação em Pernambuco”

Leia aqui todas as checagens produzidas pela equipe de Pernambuco

Rio Grande do Sul

“Sartori diz que chamou todos os concursados da segurança, mas não é verdade”

Leia aqui todas as checagens produzidas pela equipe do Rio Grande do Sul

São Paulo

“Doria diz que pagou viagens internacionais, mas não prova”

Leia aqui todas as checagens produzidas pela equipe de São Paulohttps://apublica.org/truco2018/wp-content/uploads/sites/37/2018/08/bmclaudio-fachelpalaciopiratini-1.jpg

Eleições

Ao longo das eleições, investigamos denúncias de agressões e coação por parte de empresários:

Apoiadores de Bolsonaro realizaram pelo menos 50 ataques em todo o país

Levantamento inédito contabilizou relatos de agressões e ameaças contra pessoas em 18 estados e no DF de 30 de setembro a 10 de dezembro. Também identificamos episódios de violência contra seis apoiadores do então candidato do PSL e agora presidente.

Leia mais

Violência eleitoral recrudesceu no segundo turno

Novo levantamento registrou 65 relatos de agressões por motivação política durante o segundo turno das eleições. Os casos incluem quatro homicídios, espancamentos e um estupro

Leia mais

Maioria das denúncias de coação eleitoral é pró-Bolsonaro

Levantamento da Pública revela que pelo menos 28 empresas foram denunciadas por coação eleitoral pró-Bolsonaro e uma por coação contrária a ele durante as eleições. Há casos de camisetas e comunicados idênticos distribuídos por empresas diferentes.

Leia mais

Microbolsas de Reportagem

Em parceria com a Conectas Direitos Humanos, a Pública promoveu um concurso para financiar pautas de repórteres independentes sobre o tema Violência Policial e Intervenção Militar. Confira as reportagens publicadas:

Exclusivo: PM do Amapá é a que mais matou no país nos últimos três anos

Anuário de Segurança Pública 2018 publicado no início de agosto, coloca o Rio de Janeiro em primeiro lugar, mas informação enviada pela Secretaria de Segurança Pública do Amapá estava incompleta; dados de 2015 e 2016 também estão equivocados.

Leia mais

Sob o domínio do medo
Essa foto não pode ser publicada separadamente

Em 14 meses de operações comandadas por militares, moradores da Rocinha sofrem com tiroteios e choram mortes de parentes e vizinhos; sintomas de doenças mentais decorrentes da violência cotidiana são cada vez mais frequentes.

Leia mais

O que podem as imagens contra a violência policial?

Agressões filmadas por cinegrafistas amadores viralizam e muitas vezes se tornam peças importantes nos processos judiciais

Leia mais

Também nos juntamos à Oxfam Brasil para convocar repórteres de todo o país para investigar a volta da fome aos lares brasileiros. As reportagens estão em fase de apuração e serão publicadas em 2019. Confira os repórteres selecionados.

Investigações financiadas pelos leitores

Em 2017, arrecadamos R$ 80 mil para produzir reportagens financiadas e escolhidas por nossos leitores. As matérias foram apuradas e publicadas ao longo de 2018:

Especial Matopiba

Na região conhecida como Matopiba, empresas de agronegócio compram terras com títulos duvidosos e entram em conflito com comunidades do cerrado; no Piauí, os relatos são de expulsões de famílias, incêndios de casas e contaminação dos rios.

Leia mais

Convênio médico pode tudo?

Investigamos por que as empresas de planos de saúde – há seis anos recordistas de reclamações dos consumidores – ganharam tanto poder no país em que 70% da população utiliza o SUS, que sofre com encolhimento de verbas.

Leia mais

Os supersalários das Forças Armadas

Nossa reportagem levantou todos os salários de militares e encontrou centenas acima do teto, indenizações de mais de R$ 100 mil e valores milionários pagos no exterior.

Leia mais

Comunicação pública, lógica privada

Entre os políticos que os contratam e a população que paga seus salários, com quem está a lealdade dos assessores de imprensa do Estado brasileiro?

Leia mais

No Pará, famílias expulsas pela Vale agora brigam contra a Hydro

Para apostar na agricultura tradicional, comunidade do Tauá enfrentou a vigilância de drones, destruição das casas e poluição tóxica.

Leia mais

Semanalmente, juízes do Supremo decidem sozinhos sobre aplicação da Constituição

Julgamentos individuais sobre a adequação de leis e normas à Constituição ocorreram 73 vezes em 2017 e 2018 – o que contraria a própria Carta Magna, segundo especialistas.

Leia mais

Como a Justiça paulista sentenciou negros e brancos para tráfico

Levantamento inédito da Pública analisou as sentenças de primeiro grau de tráfico de drogas proferidas em 2017; mapa do estado revela a sobrerrepresentação da população negra nas mais de 300 comarcas do Tribunal de Justiça.

Leia mais

Judiciário

Em 2018, acompanhamos de perto o Poder Judiciário: entre várias reportagens, investigamos temas como as pensões de familiares dos magistrados, auxílio-moradia e racismo institucional.

Sorteio do Supremo é caixa preta

STF não detalha procedimentos que definem o sorteio de processos entre ministros; levantamento de dados da última década revela equilíbrio, mas não há como descartar possíveis manipulações.

Leia mais

Judiciário gasta mais de R$ 85 milhões em um mês com pensões

São mais de 4 mil pensionistas que recebem benefício após a morte de parente; com base em lei antiga, muitos ainda recebem pensão vitalícia.

Leia mais

Auxílio-moradia de juízes pode custar quase R$ 900 milhões até o fim do ano

Mais de 17 mil juízes recebem o benefício no país, a um custo de R$ 74 milhões por mês; maior gasto é da Justiça estadual de São Paulo.

Leia mais

Especialistas em delação fecham acordos antes de cliente ser investigado

Citados pelo ministro Gilmar Mendes como “o novo direito de Curitiba”, escritórios de advocacia especializados em delação agora captam clientes preocupados com futuras investigações, antes mesmo da abertura de inquéritos.

Leia mais

A empresa de palestras de Rosângela Moro

Sociedade de esposa de Sérgio Moro com advogado Carlos Zucolloto Jr. explora ramo de atividade no qual juiz tem se destacado.

Leia mais

Especiais

Amazônia Resiste

O projeto “Amazônia Resiste” é uma ampla investigação jornalística da Agência Pública sobre a resistência indígena em vários pontos da maior floresta tropical do mundo.

Acesse aqui

Baía 360º

Baía 360º investiga os problemas sociais e ambientais da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, sob o olhar de três pescadores que tiram das águas seu sustento. É a primeira série virtual de jornalismo investigativo do Brasil.

Acesse aqui

Efeito Colateral

Investigamos as implicações do crescente emprego das Forças Armadas em operações de segurança pública: civis inocentes mortos, casos sem solução e famílias sem Justiça.

Acesse aqui

The Implant Files

Implant Files é um projeto do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, o ICIJ, com sede em Washington, nos Estados Unidos. O Implant Files reúne 252 profissionais de 59 veículos de 36 países, que investigaram dezenas de fabricantes e distribuidoras de dispositivos médicos em todo o mundo. No Brasil, participam da apuração a Agência Pública e a revista piauí.

Acesse aqui

Por trás do alimento

Parceria entre Agência Pública e a Repórter Brasil, o projeto “Por trás do alimento” investigará, por dois anos, os efeitos do alto consumo de agrotóxicos no Brasil – somos o campeão mundial no uso pesticidas. Além de matérias investigativas em todo o país, o projeto conta com um repórter em Brasília, acompanhando como são feitas as regulamentações dos agrotóxicos.

Acesse aqui

Vídeos

Também contamos algumas histórias em videorreportagens e documentários, assista:

Até que se prove o contrário

Acompanhamos o drama de uma mãe e de toda uma comunidade que se mobiliza para provar a inocência de um jovem da periferia de São Paulo.

Assista

Depois que o fogo apaga

Nossa reportagem registrou a saga de duas famílias em busca de moradia após o incêndio e desabamento do edifício Wilton Paes no centro de São Paulo.

Assista

Sob constante ameaça

Este minidocumentário registra medo, afetividades e subjetividades na forma de ocupar a cidade sob o olhar das mulheres.

Assista

Fome Oculta

Em São Paulo, as histórias de quem procura comida em meio ao lixo e faz uma refeição sem saber se existirá uma próxima.

Assista: Parte 1 | Parte 2

Pra quem não me conhece, Kawex

Rapper que vive há 20 anos na cracolândia entrou num estúdio para gravar seu primeiro álbum e a Pública registrou o momento.

Assista

Conversa Pública

Durante o ano, recebemos diversos convidados na Casa Pública para debater temas relevantes para o jornalismo e para o país. Abaixo, algumas das entrevistas que movimentaram nosso centro cultural no Rio de Janeiro:

O Brasil no Divã
Essa foto não pode ser publicada separadamente

Em novembro, a psicanalista Maria Rita Kehl e o cientista político e antropólogo Luiz Eduardo Soares discutiram os possíveis rumos do país a partir da eleição de Jair Bolsonaro.

Leia mais

Como cobrir Jair Bolsonaro

Em conversa conduzida por João Paulo Charleaux, do Nexo, em abril, os jornalistas Ranier Bragon, da Folha de S. Paulo, e Consuelo Dieguez, da piauí, debateram o desafio da cobertura, nas eleições, do então deputado federal pelo PSL e pré-candidato à Presidência.

Leia mais

Negras no poder

Entrevista realizada em julho reconta as trajetórias da ex-deputada federal Jurema Batista; da secretária de Cultura do Rio, Nilcemar Nogueira; e da deputada federal eleita Talíria Petrone (Psol).

Leia mais

Caçadores de boatos revelam como desvendar mentiras na internet

Em março, entrevistamos Edgard Matsuki, fundador do site Boatos.org, e Gilmar Lopes, criador do E-Farsas, dedicados a desmascarar correntes e histórias enganosas na rede.

Leia mais

Precisamos falar sobre a Globo

Além de discutir a concentração de audiência e de propriedade de mídia no país, entrevista feita em fevereiro traz bastidores de ex-editora do Jornal Nacional e ex-repórter do jornal O Globo.

Leia mais

Quem apoiou a Pública em 2018

Fundação Ford

Apoio institucional

Fundação OAK

Apoio institucional

Instituto Betty e Jacob Lafer

Projeto Investigando o Judiciário

Conectas Direitos Humanos

Microbolsas Violência Policial e Intervenção Militar

Oxfam Brasil

Microbolsas Fome

Instituto Alana

Especial Por Trás do Alimento

Instituto Ibirapitanga

Especial Por Trás do Alimento

Climate and Land Use Alliance (CLUA)

Especial Amazônia Resiste

1134 apoiadores do crowdfunding

Reportagem Pública

Ashoka Brasil

Apoio estratégico à direção

Google News Lab

Festival 3i

Reprodução Facebook
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Geraldo Magela/Agência Senado
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Murilo Silva/CAPOL
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fernando Pereira/SECOM-PMSP
Julianne Gouveia/Agência Pública
Gariella Leal/Agência Pública
José Cícero da Silva/Agência Pública
Caetano Patta/Agência Pública
Dorivan Marinho/SCO/STF
Jefferson Rudy/Agência Senado
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Imagem meramente ilustrativa/Pixabay
José Cícero da Silva/Agência Pública
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil