Buscar
top

Acompanhe a cobertura da Agência Pública sobre a COP30 (30ª Conferência do Clima da ONU) em Belém, Pará

Especial

O Brasil recebe, em novembro, a 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP30, o principal evento do mundo para discutir os esforços para conter o aquecimento global.

A cúpula ocorre em um momento de agravamento da crise climática, em que eventos extremos se acumulam pelo mundo, causando mortes, destruição e prejuízos econômicos, e depois de, pela primeira vez, a temperatura média do planeta ter ultrapassado o aquecimento de 1,5 °C.

Mas você o que são as COPs, o que elas debatem e os que as decisões têm a ver com as políticas públicas do país ou com a sua vida? A Agência Pública fará, ao longo de todo ano, uma série de reportagens que buscam abordar como os principais temas debatidos nessas conferências se refletem na realidade brasileira.

Da mitigação à adaptação, das perdas e danos à transição energética, vamos buscar histórias no país que se relacionam com os compromissos assumidos pelo Brasil, examinar os gargalos para o seu cumprimento, além dos impactos da própria realização do evento para o país.

Saiba mais abaixo.

COP30

Leia também a cobertura das edições anteriores da Conferência do Clima.

COP29

COP28

COP27

COP26

Na COP-26, manifestantes seguram faixa que pede "financiamento para perdas e danos agora"

Fundo para “perdas e danos”, decisivo para justiça climática, ficou fora da COP-26

|

Pacto de Glasgow não prevê recursos para ajudar países pobres a lidar com impactos de eventos extremos, mas pauta avançou e terá que ser resolvida na COP de 2022
Marketing do governo brasileiro na COP esbarra em altas taxas de desmatamento na Amazônia

Marketing do governo brasileiro na COP esbarra em altas taxas de desmatamento na Amazônia

|

Apesar de esforços para vender programa de pagamento por serviços ambientais e atrair investidores para mercado de carbono, baixa credibilidade desestimula negócios internacionais
Na foto, Sônia Guajajara em um protesto em Glasgow com outros indígenas ao seu redor. Ela veste adereços indígenas e está com punho cerrado em riste

Das ruas aos espaços oficiais, indígenas conquistam protagonismo inédito na COP-26

|

Com reconhecimento de papel no enfrentamento à crise climática, guardiões de 80% da biodiversidade do planeta têm vozes amplificadas em Glasgow e querem gerir fundos climáticos

Leia de graça, retribua com uma doação

Na Pública, somos livres para investigar e denunciar o que outros não ousam, porque não somos bancados por anunciantes ou acionistas ricos.

É por isso que seu apoio é essencial. Com ele, podemos continuar enfrentando poderosos e defendendo os direitos humanos. Escolha como contribuir e seja parte dessa mudança.

Junte-se agora a essa luta!

Faça parte

Saiba de tudo que investigamos

Fique por dentro

Receba conteúdos exclusivos da Pública de graça no seu email.

Artigos mais recentes